Gandini critica “lobby” montado

Saiu no UOL no dia 15/09:

José Luiz Gandini também criticou atividades de bastidores de representantes da chamada indústria nacional. “Há muito lobby para que os incentivos saiam do papel. Hoje, o temor de uma crise é muito grande. Porém, estão invertendo as coisas. Os estoques das montadoras estão altos e estão colocando a culpa na competitividade proporcionada pelas importadoras. Isso está errado. Cheguei a ouvir até em aumento da taxa de importação, algo que soa como absurdo”, falou o presidente da Abeiva.

O “lobby” que o executivo citou se refere a um crescente movimento das montadoras para reduzir a competição no mercado, causada pela chegada de novas marcas chinesas, como a JAC e a Chery, e pela entrada de modelos importados mais completos e com preços baixos, como é o caso do Kia Picanto. Já quanto ao aumento da taxa de importação, que hoje é de 35%, não pode sofrer reajuste, já que está no teto permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Polemizando mais, também nesta quarta-feira (14), o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, defendeu uma sobretaxa aos carros importados. “Tivemos uma redução de praticamente 40% de empregos gerados na indústria automobilística este ano. E aumento muito forte na entrada de importados, e eu gostaria de solicitar que os brasileiros dessem preferência ao carro nacional”, declarou Lupi. “Defendo a taxação dos produtos importados e se for o caso, redução de IPI para os nacionais”, concluiu.

Não é preciso provas: o “de fora” acusou o lobby, o “de dentro” assumiu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: